Circuito Sesc de Artes 2014

Até 11 de abril, o Circuito Sesc de Artes 2014 levará para 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo,uma programação gratuita, reunindo espetáculos e intervenções artísticas.

CIRCUITO SESC DE ARTES PERCORRE 102 CIDADES

DO ESTADO DE SÃO PAULO, COM UMA EXTENSA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA, A PARTIR DE 25 DE ABRIL

Além da ocupação dos espaços públicos das cidades com apresentação às sextas, sábados e domingos com atividades em diversas linguagens artísticas, o projeto também desenvolverá programação online com conteúdos exclusivos publicados diariamente

A edição 2014 do Circuito Sesc de Artes, que tem como subtítulo Conectando lugares, circulando ideias, levará para 102 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, entre os dias 25 de abril e 11 de maio, uma programação gratuita, reunindo espetáculos e intervenções artísticas. Voltada para todas as idades, as apresentações, distribuídas em 12 roteiros diferentes, ocorrerão em espaços públicos das cidades, numa parceria entre Sesc, as prefeituras e os sindicatos do comércio locais.

Os números do Circuito Sesc de Artes não deixam dúvidas da abrangência da iniciativa. São 18 unidades do Sesc mobilizadas no estado de São Paulo para realizar uma programação itinerante que possibilitará ao público ter acesso a 591 apresentações, de 66 trabalhos de 370 artistas brasileiros e estrangeiros, nas áreas de música, teatro, artes visuais, circo, dança, literatura, artemídia, artes visuais e cinema. No total serão 510 horas de programação.

Nesta edição, a ação do projeto, que tem o intuito de enfatizar o encontro e a troca simbólica entre às pessoas, se intensificou por meio da plataforma online. Além das programações que acontecerão as sextas, sábados e domingos, o Circuito Sesc de Artes também acontecerá na plataforma online com conteúdos exclusivos publicados diariamente que possibilitarão que o público interaja com fotos e comentários.

Conceito - A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior e democratizar o acesso à cultura por meio de trabalhos de qualidade em diversos segmentos artísticos. Vale ressaltar que a programação ocorre, prioritariamente, em municípios onde o Sesc não está instalado com suas unidades operacionais, ocupando ruas e praças, fato que reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, “o Circuito Sesc de Artes promove a difusão e democratização de diversas manifestações culturais e proporciona às pessoas o contato com as diferentes vertentes da produção artística”. Além disso, Miranda afirma que a programação presencial que acontecerá nas cidades somada ao conteúdo online exclusivo enfatizam a busca que o Sesc desenvolve, desde sua fundação, pelo acesso aos bens culturais. “Esse projeto permite a interação entre as pessoas e contribui para a ampliação dos momentos de congraçamento que as Artes tão bem conseguem proporcionar”, completa.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

A caravana cultural parte da cidade de São Paulo, a bordo de 12 ônibus, em direção às cidades paulistas, divididas em 12 roteiros. Entre os principais destaques da programação na área de música, estão artistas como Emicida, Mundo Livre S/A, BNegão & Seletores de Frequência, Pedro Luís, Karina Buhr (cantando Secos & Molhados), Cidadão Instigado (tocando Pink Floyd) e Hermeto Pascoal.

Já nas artes cênicas, a programação reunirá grupos e companhias de diversas partes do país, além de atrações estrangeiras, com destaque para o grupo Lume de Teatro (Campinas/SP), Teatro Ágora (São Paulo), Ubus Théâtre (Canadá), Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (RS), Cia. Dona Zefinha (CE), entre outros. Ainda nas artes cênicas, mas nas atividades ligadas ao universo circense, o Circuito Sesc de Artes 2014 terá como atração grupos como Alexandre Roit (SP), Cia. Teatral Turma do Biribinha (AL), Coletivo Nopok (RJ), Circo Dux (RJ) e Circo Amarillo (SP).

O projeto ainda reserva atrações nas áreas de artes visuais e artemídia, com apresentações, trabalhos coletivos e oficinas. Destacam-se nomes como VJ Suave (SP), Tom Lisboa (PR), Marcio Ambrosio (SP), Cleiri Cardoso (SP), Raphael Escobar (SP), Shima (MG), entre outros. A programação do Circuito também destaca, na área de literatura, grupos como Coletivo Unsquepensa (SP), Guardanapos Poéticos (SP), Cia. Ju Cata-Histórias (SP) e Cia. Patética (SP).

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Entre os dias 21 de abril e 11 de maio, de segunda a segunda, o Circuito Sesc de Artes também terá atividades realizadas exclusivamente na internet, com produções pensadas para desvendar as atividades artísticas do projeto e as cidades no universo online. Divididas em quatro séries (Expedições, RG, Cine Olho e Se7 Aberto), a programação pode ser conferida no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Série Expedições

Inspirados nas tradicionais expedições artísticas e científicas do século XIX, em diálogo com técnicas do século XXI, trios de artistas com experiência no campo da arte contemporânea – voltados ao desenho, à escrita e ao vídeo – percorrem 12 cidades que recebem o Circuito Sesc de Artes em 2014, dispostos a descobrir e registrar poeticamente estas diversas paisagens e personagens. Num formato de “diário de bordo”, textos, desenhos e vídeos formam uma série que é atualizada de segunda a quinta-feira, sempre às 12h.

Série RG

Quanto mais singular, mais universal. Partindo desta ideia, a série RG registra as histórias, as personalidades e os sabores mais peculiares de cada uma das 102 cidades que recebem o Circuito Sesc de Artes. E o público/internauta, que vivencia e conhece estas memórias, pode ajudar a compor essas histórias com fotos e comentários.

Série Cine Olho

Quem nunca perdeu o fôlego ou se encantou com uma cena de cinema? Surpreenda-se com trechos de algumas das sequências mais clássicas da história da sétima arte, como os primeiros beijos, os primeiros monstros e os primeiros efeitos especiais, filmados entre 1896 e 1939.

Se7 Aberto

O Coletivo Movasse (Belo Horizonte, MG) transforma locais públicos em sets abertos de filmagem onde artistas e público criam vídeos, sempre com foco na cena criada por meio da dança. O material filmado é postado semanalmente no site e pretende, entre outras possibilidades, abrir um novo espaço de vivência da dança, a partir de um processo criativo em colaboração com o público.

ROTEIROS

Dividida em 12 roteiros, a programação do Circuito Sesc de Artes percorrerá 102 cidades durante três finais de semana do projeto, entre cidades do interior, litoral e Grande São Paulo. A seguir, detalhes do percurso de cada roteiro.

O Roteiro 1 tem início na região de Presidente Prudente, percorrendo as cidades de Lucélia, Osvaldo Cruz e Presidente Venceslau. Em seguida, é a vez da região de São José do Rio Preto, nas cidades de Mirassol, Tanabi e Votuporanga. Por fim, o Roteiro 1 percorrerá a região de Bauru, nas cidades de Ourinhos, Avaré e Botucatu.

O Roteiro 2 repete as mesmas regiões do Roteiro 1, mas percorrerá os municípios de Tupã, Presidente Epitácio e Adamantina, na região de Presidente Prudente; Santa Fé do Sul, Jales e Fernandópolis, na região de São José do Rio Preto e Pederneiras, Garça e Marília, na região de Bauru.

As atrações do Roteiro 3 terão início na região de Catanduva, com atividades em Bebedouro, Itápolis e Novo Horizonte. Em seguida, o circuito percorrerá a região de Santos, nas cidades de Eldorado, Iguape e Registro. A região de Piracicaba encerra o roteiro, com programações em Tietê, Capivari e Limeira.

Percorrendo as mesmas regiões do Roteiro 3, o Roteiro 4 iniciará as atividades nas cidades de Olímpia, Monte Alto e Ibirá (região de Catanduva). Na sequência o projeto retorna ao litoral para atividades em São Vicente, Guarujá e Cubatão (região de Santos). Por fim, Rio das Pedras, São Pedro e Rio Claro completam os municípios que serão palco das atividades, na região de Piracicaba.

As regiões de Ribeirão Preto (Barretos, Guaíra e Morro Agudo), Birigui (Ilha Solteira, Penápolis e Birigui) e Araraquara (Taquaritinga, Dois Córregos e Matão) receberão as atrações do Roteiro 5. O Roteiro 6 terá as mesmas regiões do Roteiro 5, mas com atrações respectivamente nas cidades de Sertãozinho, Jaboticabal e Franca; Araçatuba, Andradina e Lins; Ibitinga, Jaú e Boa Esperança do Sul.

O itinerário do Roteiro 7 inclui as regiões de Sorocaba (São Roque, Itu e Votorantim), São Caetano e Bertioga (Guarulhos, Mauá e São Caetano) e Campinas (Mogi Mirim, Americana e Jundiaí). As regiões se repetem no Roteiro 8, com atrações em Itapetininga, Itapeva e Itararé; Bertioga, Itaquaquecetuba e Diadema; Santa Bárbara d’Oeste, Bragança Paulista e Mogi-Guaçu, respectivamente.

O itinerário do Roteiro 9 é formado pelas regiões de  São Carlos (cidades de Casa Branca, Mococa e São João da Boa Vista) e Santo André (cidades de Poá, Suzano e São Bernardo do Campo). Na sequência, o Roteiro 10 retorna para as mesmas regiões, desta vez com atrações em Tambaú, Leme e Itirapina (São Carlos) e Santa Isabel, Mogi das Cruzes e Rio Grande da Serra (Santo André).

Os dois últimos roteiros do Circuito Sesc de Artes terão a maior parte das atrações concentradas no Vale do Paraíba. O Roteiro 11 percorrerá as regiões de Taubaté (Cruzeiro, Pindamonhangaba e Tremembé), Osasco (Franco da Rocha, Itapevi e Barueri) e São José dos Campos (Caçapava, Guararema e Igaratá).

Já o Roteiro 12, terá as mesmas regiões do Roteiro 11, mas com atrações em Lorena, São Luiz do Paraitinga e Guaratinguetá (Região de Taubaté); Carapicuíba, Jandira e Cotia (Região de Osasco) e Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba (São José).

SERVIÇO:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2014

Período de realização: de 25 de abril a 11 de maio de 2014.

Programação: dividida em três finais de semana (sexta a domingo) nos dias 25, 25, 27 de abril, 2, 3, 9, 10 e 11 de maio.

Programação completa: www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Sylvio Novelli – Assessoria em Comunicação

Com Sylvio Novelli, Fausto Cabral e Caio Parente

11 3806-1636

sylvio@sylvionovelli.net (cel: 11 99231-3211)

fausto@sylvionovelli.net (cel: 11 99855-8144)

caio@sylvionovelli.net (cel: 11 99612-1065)

195 comments to Circuito Sesc de Artes 2014

PORTFOLIO / CLIPPING